Ter uma horta em casa é mais do que aproveitar temperos frescos e orgânicos para saborear sua comida; é cultivar saúde, bem-estar e até mesmo tranquilidade através da terapia natural que a jardinagem proporciona. Em vez de comprá-los toda semana, você poderá simplesmente ir até o seu quintal ou sacada e cortar alguns raminhos de ervas conforme necessário. Essas ervas darão a você o melhor retorno, não só pela economia e pelo sabor, mas também no seu descanso e paz mental, pois ter uma horta em casa pode ser extremamente terapêutico.
Vamos ver a seguir as melhores ervas para se cultivar em casa.
Tomilho
Uma planta de cobertura de solo de baixo crescimento com pequena folhagem verde, o tomilho (Thymus spp) é uma planta perene que permanece verde e acima do solo durante o inverno. Sua folhagem pode ser colhida a qualquer momento, o que significa que você pode usá-la para cozinhar, não importa em que estação você esteja.
Outro bônus de cultivar tomilho? A planta perene permanecerá em seu jardim por muitos anos e é conhecida por ser fácil de enraizar. Ainda pode-se obter uma divisão ou estaca de caule de um amigo ou fazer mais plantas de uma planta estabelecida.
O tomilho está disponível em muitos sabores diferentes, dependendo da variedade que você cultiva, dando a você mais opções do que você pode ter no corredor de produtos do supermercado. Tradicionalmente, o tomilho inglês ou francês é usado para fins culinários, mas há muitos tipos com sabores como noz-moscada, limão, laranja ou rosa que também podem ser usados para cozinhar ou assar.
- Requisitos de cuidados: Sol pleno; solo bem drenado
Manjericão
O manjericão (Ocimum basilicum) é uma erva popular usada para dar sabor a molhos, fazer pesto, guarnecer saladas e muito mais. Como todas as ervas, a menos que você esteja fazendo uma grande porção de pesto, o manjericão é usado com moderação, então faz muito mais sentido ter algumas plantas na sua varanda, no parapeito da janela ou no jardim para colher em vez de comprar na loja.
O manjericão é normalmente usado por sua folhagem, mas pode florescer. Para a produção máxima de folhagem para uso culinário, é necessário podar a planta para estimular o crescimento e evitar a floração.
Você pode guardar sementes de manjericão e plantá-las novamente no ano seguinte, o que significa que você sempre terá um suprimento em seu jardim. Além disso, é uma planta companheira para tomates para ajudar a prevenir pragas e lagartas. Mais um motivo para cultivá-lo em vez de comprá-lo.
- Requisitos de cuidados: Sol pleno; solo bem drenado
Hortelã
A hortelã (Mentha spp.) é conhecida por ter um rendimento extremamente alto — uma vez plantada, a erva pode se espalhar rapidamente. Além disso, a planta inteira pode ser dividida para produzir mais, então você sempre terá um suprimento abundante.
Por ser uma planta tão intensa, é melhor plantar hortelã em recipientes em vez de no solo. Mas você pode manter os recipientes do lado de fora durante o tempo mais quente para colher outros benefícios da hortelã, como atrair polinizadores e afastar pragas. Além disso, a hortelã passa o inverno facilmente, então ela pode passar por uma estação em que muitas plantas tendem a ter dificuldades.
Existem muitas variedades diferentes de hortelã, da hortelã-verde à hortelã-pimenta, dando a você muitas opções quando se trata de plantar. Como há tantos ‘sabores’, pode-se usar hortelã para praticamente qualquer coisa, de pratos salgados a assados, sobremesas, chás e coquetéis. Você sempre poderá encontrar um motivo para visitar seu jardim e cortar alguns raminhos .
- Requisitos de cuidados: Sombra parcial; solo úmido e bem drenado
Cebolinha
Uma planta perene que lhe fornecerá ervas frescas ano após ano, a cebolinha (Allium schoenoprasum) tem folhagem verde, semelhante a uma lança, e produz flores de cor lavanda na primavera e no verão.
Além de ser uma planta que cresce repetidamente, a cebolinha é fácil de dividir. Ela se multiplica, mas não é agressiva ou invasiva. Você pode desenterrar seu plantio original na primavera e dividi-lo para ter mais plantas de cebolinha.
Se você ficar com mais cebolinhas do que precisa para cozinhar, não se preocupe, a erva congela muito bem. Da primavera ao outono, você pode cortar a folhagem para adicionar o sabor da cebolinha às suas refeições. Além disso, a erva de baixa manutenção é muito picante, o que a torna resistente.
- Requisitos de cuidados: Sombra parcial; solo úmido e bem drenado
Alecrim
O alecrim (Salvia rosmarinus) é uma planta extremamente resistente, o que significa que você pode obter muita quantidade dele no jardim. A folhagem pode ser colhida em qualquer época do ano. Se uma planta resistente for cultivada, ela permanecerá perene o ano todo e crescerá até se tornar um grande arbusto.
Além de ser colhível o ano todo, o alecrim é resistente à seca, e animais. A folhagem em forma de agulha adicionará estrutura ao seu jardim, enquanto pequenas flores de lavanda adicionam força durante o inverno, quando muitas outras plantas no jardim estão a caminho de desaparecer.
Como algumas outras ervas nesta lista, o alecrim pode ser propagado por estacas de caule ou por camadas para produzir ainda mais plantas. Uma vez colhida, a erva também é deliciosa e saborosa seca, então você não precisa se preocupar com ela estragando se não usar tudo.
- Requisitos de cuidados: Sol pleno; solo bem drenado
Erva-cidreira
Erva-cidreira (Melissa officinalis) tem muitos usos na cozinha, o que a torna uma erva que você vai adorar ter no seu quintal quando precisar de uma camada extra de sabor. Use sempre que precisar de sabor de limão na culinária, assados ou bebidas. A folhagem fresca ou seca faz um excelente chá de ervas, sem cafeína. A folhagem também é muito texturizada e pode ser usada para enfeitar assados.
Ela floresce pequenas flores brancas que sustentam insetos benéficos e polinizadores, como abelhas. A erva-cidreira pode ser colhida várias vezes durante a estação de crescimento e pode ser dividida para fazer mais plantas, que você pode adicionar ao seu jardim para expandir seu suprimento ou dar a um amigo.
- Requisitos de cuidados: Sombra parcial; solo bem drenado
levístico
Quer priorizar o cultivo de plantas em seu jardim que não gerem desperdício algum? Lovage (Levisticum officinale ) é a erva para você. A planta inteira (das raízes às sementes) é totalmente comestível. Além disso, você pode usá-la para substituir o aipo em sua cozinha. A maioria dos jardineiros cultiva lovage por sua folhagem, que tem gosto de aipo. Como é difícil manter aipo fresco comprado em loja à mão, esta é uma ótima planta para ter aquele sabor de aipo.
Não só é prático para cozinhar, mas o lovage também é uma adição benéfica ao seu jardim. O lovage acrescenta estrutura vertical ao jardim, é uma ótima planta herbácea alta para cultivar para sombra parcial. Além disso, as pequenas flores atraem insetos benéficos e polinizadores.
- Requisitos de cuidados: Sol pleno a sombra parcial; solo úmido e bem drenado
Orégano
O orégano (Origanum spp) é um “animal de carga” tanto no seu jardim quanto na cozinha. Ele produz muita folhagem perfumada que seca bem, suas flores sustentam insetos e abelhas benéficos, e é tolerante à seca e resistente a animais intrusos.
A planta resistente e perene permanece acima do solo no inverno e, na primavera, o novo crescimento se alonga até que pequenas flores se formem. Ela floresce durante todo o verão. Depois, você pode cortar os caules das flores no final do outono antes do inverno ou pode cortá-los no início da primavera para permitir que o novo crescimento apareça.
Não é preciso colher muita coisa de uma vez, já que o orégano é uma erva muito picante, o que significa que seu suprimento tem muita longevidade. Depois de cortado (o que deve ocorrer no verão), você pode usar orégano fresco ou seco.
- Requisitos de cuidados: Sol pleno; solo bem drenado
Sálvia
Depois que você planta sálvia (Salvia officinalis) no seu jardim, a planta pode durar anos, então você obtém mais quantidade dela do que se a comprar na loja. A sálvia tem folhas verde-acinzentadas e floresce com flores roxas no verão. A planta cresce para ser lenhosa em direção à base — torna-se um pequeno arbusto que fica acima do solo no inverno, sendo a planta é um excelente arbusto ornamental.
A sálvia tem muitos usos na cozinha. A Salvia officinalis e outras variedades de sálvia podem ser usadas para guarnição, por exemplo, para decorar uma torta de abóbora assada, para colocar manteiga nas folhas para fazer pastéis de manteiga ou até mesmo agrupadas com outras ervas. A planta resistente à seca é muito picante, então um pouco rende muito na cozinha.
- Requisitos de cuidados: Sol pleno; solo bem drenado